Agenda Musical

André Benedecti celebra 15 anos de carreira com show especial no encerramento do Jazz em Cena

Envie
Envie

Encerrando a temporada 2025 do projeto Jazz em Cena, que celebrou 10 anos de atividades, promovendo uma série de shows especiais, o Banco do Nordeste Cultural (Rua Conde D´Eu, 560, Centro, Fortaleza) recebe no sábado, 13/12, às 20h, show de André Benedecti e Convidados, com lançamento do disco “Concretizar”.

O encerramento da temporada chega com uma atração marcante: o show de lançamento do disco autoral do baterista, compositor, arranjador e professor André Benedecti e Convidados. Um músico ainda jovem e que já conta com uma trajetória extensa de sucesso e dedicação ao estudo e ao ensino musicais, bem como à construção da cena jazz de Fortaleza, em que André é um dos nomes mais destacados de uma geração de profundo compromisso com a música e com o público.

O show e o disco marcam sua comemoração de 15 anos de carreira. No álbum, composições de André e de três outros integrantes da cena jazz e da música instrumental feita no Ceará. Entre eles o saudoso mestre Luizinho Duarte, que marcou época na Marimbanda, nome de destaque no cenário nacional da música popular brasileira.

Para recriar no palco do Banco do Nordeste Cultural o disco “Concretizar”, neste show de lançamento, o baterista André Benedecti receberá Ayrton Bob Pessoa nos teclados e synths, Ivan Timbó nos teclados e synths, Mirele Alencar no contrabaixo elétrico e João Bani na percussão.

O show também terá convidados especialíssimos, ligados à história do Jazz em Cena e às comemorações pelos 10 anos do projeto. Entre eles, a cantora Raara Rodrigues, que apresentou neste ano show em homenagem a Nana Caymmi e integrou o espetáculo “Elas, o Ceará e o Jazz”, ao lado de Ângela Lopes e Mariana Lima, a Mary, E o trompetistas Alex Moreira e Hugo D´Leon, grandes referências no instrumento, atualmente.

O álbum “Concretizar” conta com a produção musical de Ayrton Bob Pessoa e as participações de Marco Lobo, Ayla Lemos e Hoto Jr. Com sete faixas instrumentais, possui quatro composições do baterista e três músicas de artistas cearenses. A direção de arte é de Thaís Monteiro e a produção executiva, de Jéssica Marques.

Após 15 anos de carreira, o primeiro trabalho autoral do baterista apresenta referências que formaram a musicalidade de André Benedecti ao longo de sua trajetória. O conceito não se limita a um gênero específico. Elementos do jazz, ritmos brasileiros e rock se misturam, remetendo ao ambiente globalizado da metrópole Fortaleza e ao contraste com suas regiões litorâneas. O disco foi fomentado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – Secultfor.

Repertório:

Praia do Futuro (compositor: André Benedecti) – Expõe suas influências do Afrobeat, gênero surgido nos anos 1960 na Nigéria. Homenageia a praia/bairro em que viveu durante 30 anos.

Vila Miniara (compositor: André Benedecti) – Remete à ancestralidade familiar, contendo elementos de música tradicional árabe. O nome da faixa é o mesmo da vila onde a bisavó de André nasceu, no distrito Akkar – Líbano.

Concretizar (compositor: André Benedecti) – Composição mais introspectiva do álbum, em que o piano acústico destaca um clima reflexivo e esperançoso.

Hipocampo (compositor: André Benedecti) – Fusão de elementos do baião com rock progressivo, explora uma mistura de referências e timbres.

Movimento (compositora: Ayla Lemos) – O contraste de melodia com notas longas e ritmo sincopado proporciona momentos de mistério e dançantes. Destaque para a mistura de timbres acústicos do piano e com sintetizadores eletrônicos.

Suave (compositor: Luizinho Duarte) – Composição do mestre Luizinho Duarte, um dos grandes representantes da bateria brasileira e uma influência para André. O arranjo abrange ritmos como ijexá e maracatu de baque virado com uma certa textura jazzista.

Flutuante (compositor: Ayrton Pessoa) – Une uma melodia contemporânea com rítmica afro latina. Direciona para o fluir da imaginação, sons que remetem a paisagens vistas de cima e contemplação dos oceanos.

Mais sobre o Jazz em Cena

O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. A iniciativa concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais.

Em 2025 o projeto celebra 10 anos, tendo contribuído para a apresentação de mais de 150 shows, considerando os momentos em que foram realizadas duas apresentações por mês. A grande maioria dos shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti. Em ocasiões especiais, o projeto Jazz em Cena trouxe a Fortaleza artistas como Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito, Zé Luiz Mazziotti, Mike del Ferro e Maurício Einhorn, sempre convidando esses nomes de outros estados a subir ao palco ao lado de grandes músicos do Ceará.

Serviço:
André Benedecti e Convidados – Lançamento do disco “Concretizar”. Sábado, 13/12, às 20h, no CCBNB Fortaleza, pelo projeto Jazz em Cena, comemorando 10 anos. Entrada franca. Ingressos podem ser retirados previamente via plataforma Outgo. O CCBNB fica na Rua Conde D´Eu, 560. Informações: Instagram @jazzemcena, @ccbnb_fortaleza, @musicadoceara, Whatsapp 85-999733054.

Envie
Escrito por
Felipe Muniz Palhano -

Felipe Muniz Palhano é sócio do Jornal O ESTADO do Ceará, faz o blog DIVIRTA-CE há 17 anos e também atende clientes de assessoria de imprensa, marketing e produção de eventos pela UPGRADE COMUNICAÇÃO

Artigos Relacionados
Foto Divulgação
Agenda Musical

DJ Matheus Bala faz balanço de 2025 e projeta ano ainda mais intenso em 2026: “Muita coisa boa está por vir”

  Feito a quatro mãos o projeto de música eletrônica “Matheus Bala”...

O cantor, compositor e gestor musical Márcio Moreira. Foto: Divulgação.
Agenda Musical

Márcio Moreira celebra participação no Prêmio Multishow

O cantor, compositor e gestor musical Márcio Moreira vive um momento especial...

Crédito: Divulgação.
Agenda Musical

Candlelight tem edição especial de Natal com O Quebra-Nozes no Teatro RioMar Recife

O concerto Candlelight está de volta ao Teatro RioMar Recife para duas...

Agenda Musical

Poeta da música cristã, Sérgio Lopes faz show de Natal no Teatro da Ilha

Repertório contará com canções natalinas emocionantes e seus grandes sucessos O espetáculo...