Agenda

Cantos Brasileiros: Origens – Um espetáculo inesquecível no CEU Tiquatira

Envie
Tenor Jean William Chega A Vitoria Com Espetaculo Cantos Brasileiros Origens 1938129
Crédito: Rodrigo Casamassa
Envie

Tenor Jean William será acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e Coralusp Sestina, apresentando um repertório que celebra as raízes do Brasil

O aclamado tenor Jean William estará em São Paulo para o projeto “Cantos Brasileiros: Origens”, onde apresentará um repertório de músicas brasileiras que remetem às origens do Brasil. Acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e pelo Coralusp Sestina, Jean William trará ao palco do CEU Tiquatira, no dia 27 de junho, às 20h, uma fusão de ritmos e linguagens musicais africanas, indígenas e europeias, através de obras de mestres como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Antonio Carlos Jobim. A entrada é gratuita.

O espetáculo, sucesso de público e crítica, estreou em Belo Horizonte em junho e passou por diversas cidades, incluindo Uberaba, São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso, e Vitória. Agora, “Cantos Brasileiros: Origens” chega ao CEU Tiquatira. O projeto é realizado pela Ampliart Difusão Cultural e patrocinado pela Usina Santo Ângelo, Univar Solutions, Native Produtos da Natureza, Usina Uberaba e Usina Santo Antônio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Cantos Brasileiros: Origens” coloca a música erudita brasileira ao lado de grandes clássicos da MPB, com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por coro e conjuntos instrumentais. A riqueza do diálogo entre as tradições musicais europeias, africanas e latino-americanas será explorada por meio de concertos gratuitos em várias cidades do Brasil, incluindo apresentações para alunos e professores de escolas públicas. No repertório, destacam-se peças como “Bachianas Brasileiras Nº 5” (Heitor Villa-Lobos), “Se todos fossem iguais a você” (Antonio Carlos Jobim), “Maracanandé” (Canto Tupi) e excertos da “Missa Criola” (Ariel Ramirez).

O projeto visa democratizar a música erudita e estreitar a distância entre as vertentes musicais popular e erudita, oferecendo concertos gratuitos que incentivam o acesso à cultura. Jean William destaca: “Serão realizados cinco concertos gratuitos para incentivar e ampliar o acesso da população à cultura. Pretendemos democratizar a música erudita apresentando vários gêneros e períodos musicais através de arranjos que vão desde a delicadeza da voz e piano, até a formação maior com orquestra e coral.”

Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico

Jean William nasceu em Sertãozinho, cresceu em Barrinha e foi criado pelos avós. Começou a cantar no coral da igreja aos 8 anos. Formado em música pela ECA-USP, estudou em Milão com Luciana Serra e foi homenageado no Ridotto del Ópera. Apresentou-se em teatros no Brasil e em mais de 11 países, ganhando visibilidade nacional e internacional. Em 2013, cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil e, em 2018, foi recebido na ópera de Montecarlo a convite do Príncipe Alberto II. Jean possui um álbum intitulado “Dois Atos” e já se apresentou ao lado de artistas renomados como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém e Mônica Salmaso. Foi homenageado em Barrinha com a construção de um teatro que leva seu nome e recebeu o prêmio “Talent at Work” da Fundação Pirelli para as artes.

Sobre José Antonio Almeida – Diretor Musical e Arranjador

José Antonio Almeida é arranjador, regente e compositor, com formação musical pela Escola de Música de Brasília. Trabalhou com artistas como Rosa Passos, Guilherme Arantes e Fábio Jr. Já fez arranjos para orquestra de artistas como Maria Bethânia, Djavan e Caetano Veloso. Compôs a cantata “Quero o meu futuro” e venceu o Grammy Latino em 2012. José também foi vencedor do prêmio LABREF 2014 no Los Angeles Brazilian Festival pela trilha do filme “A Grande Vitória”.

Sobre Marcia Hentschel – Regente

Marcia Hentschel é pianista e regente, formada pela Faculdade de Música de Santos. Estudou regência com maestros renomados e participou de diversos festivais internacionais. Desde 1984, integra o quadro de regentes do CORALUSP, onde é atualmente Diretora.

 

Ficha Técnica:

Tenor e Diretor Artístico: Jean William

Diretor Musical e Arranjador: José Antonio Almeida

Regente Coral: Marcia Hentschel

Assistente de Direção Musical: Munir Sabag

Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres

Serviço:

Projeto Cantos Brasileiros: Origens – ENTRADA GRATUITA

CEU Tiquatira – Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 – Vila Moreira, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2075-7500

27/06/2024 – 20h

https://cantosbrasileiros.com.br/

 

Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”

Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam

CD Jean William – Dois Atos

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/doisatos

Envie
Escrito por
Paulo Henrique de Moura -

Mestrando em Estudos Culturais na USP, Paulo Henrique de Moura é jornalista com especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC - ECA/USP. Atua como Assessor de Imprensa na área musical, Diretor Artístico na Companhia de Discos do Brasil e é Professor do curso livre de Jornalismo Cultural no Centro Universitário Belas Artes desde 2013.

Artigos Relacionados
Crédito: Divulgação.
Agenda

Final de semana de lazer com show infantil na agenda do RioMar Recife

A programação do final de semana no RioMar Recife traz opções de...

Kiko Zambianchi
Agenda

Business Rock recebe Kiko Zambianchi em episódio histórico e ao vivo

Um dos maiores astros do rock nacional estará presente para mais um...

Divulgação Instagram
Agenda

Show gratuito de Frank Aguiar na 1ª Virada Nordestina abrirá as comemorações dos 465 anos de São Miguel Paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura,...

Rubens Cerqueira
Agenda

George Henrique & Rodrigo regravaram hits que somam mais de 213 milhões de plays em “Uma Nova História”

Gravação histórica em Brasília marcou um novo capítulo da carreira e celebra...