Espetáculo do cantor e compositor é um grito de resistência e exaltação brasileira
O cantor e compositor Cláudio Frêp abre 2026 em clima festivo e provocador com o show de seu mais recente álbum, “Manifesto Caboclo”, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. A apresentação acontece no dia 09 de janeiro, sexta-feira, às 19h, e propõe um verdadeiro manifesto artístico contra a intolerância e o preconceito, celebrando a diversidade e a força da cultura brasileira.
Com forte linguagem teatral, o espetáculo reúne canções do novo álbum e também revisita momentos marcantes da discografia do artista, como “Sebastião e o Cú do Tempo” (2019) e “Tereza” (2015), trabalho que teve a liberdade como conceito central — tema que atravessa toda a sua obra.
“Manifesto Caboclo é uma celebração à alma brasileira. Uma exaltação à força e resistência de nossa miscigenada cultura”, destaca Cláudio Frêp.
O espetáculo é conceituado a partir do texto Manifesto Caboclo contra a intolerância e o preconceito, idealizado em 2014 e selecionado em 2023 para exposição na primeira mostra de arte e literatura no Museu da Justiça do Rio de Janeiro. No palco, o artista transita por uma rica mistura de gêneros musicais — samba, pop, coco, carimbó, funk e maracatu — para defender a ideia da “pele cabocla” como símbolo de um corpo universal. Em seu manifesto, ela é descrita como “tenda exposta às chibatas dos ventos, epiderme de infinitas camadas, fluxo e filtro identificador de tudo que é humano”.
O show tem início em clima gótico com a intensa “À Noiva Cadáver”, que recorre ao mito de Inês de Castro para refletir sobre heranças medievais e seus reflexos contemporâneos. Aos poucos, em uma sugestão de renascimento, o palco se ilumina e ganha novos ritmos, conduzindo o público por músicas que abordam, de forma alegórica, temas urgentes da atualidade, como questões de gênero, violência, racismo, feminismo e guerra ideológica. Apesar da densidade dos temas, a leveza, o bom humor e o lirismo dão o tom do espetáculo.
Revelando sua ligação com as artes cênicas, Cláudio Frêp faz referência ao histórico Teatro Opinião em uma releitura de “Carcará”, de João do Vale. O encerramento acontece de maneira lúdica e poética, com canções inspiradas nos universos literários de Clarice Lispector, Raul Bopp e Cora Coralina, entre outros. A direção musical é assinada por Muato, diretor premiado no Brasil e no exterior.
O álbum “Manifesto Caboclo” está disponível nas principais plataformas digitais.
Serviço:
Show “Manifesto Caboclo”
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: sexta-feira, 09 de janeiro, às 19h
Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), vendas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/manifesto-caboclo-claudio-frep/3260286
Classificação etária: 16 anos
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho – @dicasdopinhao
Rede social: https://www.instagram.com/claudiofrep/