ClipesLançamentos

Em feat com Jane Duboc, Helder Viana lança o single “Buganvília”

Envie
Em feat com Jane Duboc, Helder Viana lança o single “Buganvília”
Lucynha Lima, Jane Duboc e Helder Viana
Envie

Com um time de peso da MPB, novidade chega às plataformas registrada em videoclipe e com letra que percorre memórias de infância 

O frescor e o aroma das boas lembranças ganham novas formas em versos e melodias no novo single do cantor, compositor e violonista mineiro Helder Viana. “Buganvília” chega às plataformas com videoclipe e participação da icônica cantora Jane Duboc, já disponível no Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=aBQ1t_GCqbo

Composição de Helder, a canção remonta as suas memórias de infância em Oliveira, no interior de Minas Gerais, seu apreço e contato com a natureza representado pela flor de Buganvília e volta-se à sua religiosidade numa homenagem à Nossa Senhora.

Uma das cantoras mais emblemáticas da MPB, Jane Duboc abrilhanta o lançamento acompanhada por um time de peso. A cantora Lucynha Lima participa com muita elegância e sua voz aveludada no back vocal. A mixagem do áudio foi finalizada por Eneias Xavier. A banda é formada por Kiko Continentino nos arranjos, piano e produção, Alex Rocha no baixo elétrico, Paulo Braga na bateria e Jorge Continentino na flauta. As filmagens foram realizadas no Estúdio Casa com a Música, de Tuninho Villas, na Lapa (RJ), bem como no Estúdio Umuarama, de Ricardo Calafate, nas Laranjeiras (RJ). A edição de vídeo ficou por conta do Fabrício Siqueira de Souza.

– Fui apresentado à Jane Duboc pelo Maestro Kiko Continentino, que arranjou e produziu as gravações. A Jane aceitou o convite e sou muito honrado pela participação especialíssima de uma das maiores cantoras do Brasil e do mundo – revela Viana.

Talento das raízes do Brasil

Oriundo de uma tradicional família de congadeiros, Helder Viana nasceu no município de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1963. Iniciou a carreira artística em 1978, no festival da canção local, passando depois a residir em Belo Horizonte, para onde foi estudar e tocar em bares, em 1984. Participou do “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, idealizado por Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, em 1986. Nessa época, estudou violão com Amauri Aranha e trabalhou como percussionista em diversas bandas, como a instrumental Nhoc. No teatro, tocou em peças como “Zumbi”, “Os Saltimbancos”, “O Trem das Vertentes” e “Tempestade” (tendo feito a trilha sonora da última). Acompanhou diversos artistas, entre eles, Amelinha, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca.

Lucynha Lima, Jane Duboc e Helder Viana
Lucynha Lima, Jane Duboc e Helder Viana

Em 1994, foi o vencedor do “I Festival do Tribunal de Justiça de Minas Gerais” com a composição “Búzios”, interpretada pela cantora Loslena e julgada pelo emblemático letrista Fernando Brant. Em 2001, lançou o primeiro álbum, “Cabrália”, com participações especiais do saxofonista Chico Amaral, do guitarrista Celso Moreira e do percussionista Sidinho Moreira. O show do disco percorreu o Sudeste por quase uma década e foi aclamado pela crítica, ganhando elogios de ninguém menos do que Milton Nascimento. Entre 2011 e 2013, realizou a sua primeira turnê internacional, passando por Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra, registrada em dois DVDs. Após dois anos de pandemia, ele retornou aos palcos do Rio de Janeiro – onde não se apresentava desde 2019 – com um time de artistas renomados. Desde então, tem promovido diversos lançamentos musicais com artistas como Kiko Continentino, Flávio Venturini, Beto Guedes e Toninho Horta.

Rede social: @helderhviana

Ficha técnica: 

“Buganvília”

Helder Viana – Violão, composição, voz e percussão de boca

Jane Duboc – Voz e participação especial

Kiko Continentino – Arranjos, piano e produção  

Alex Rocha – Baixo eléctrico

Paulo Braga – Bateria

Jorge Continentino – Flauta

Lucynha Lima – Back vocal

Eneias Xavier – Mixagem de áudio

Fabrício Siqueira de Souza – Edição de vídeo

Tuninho Villas – Filmagens em julho de 2023 no estúdio Casa com a Música

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Envie
Escrito por
Carlos Pinho -

Carlos Pinho é jornalista com mais de uma década de atuação abordando diversos temas, de cultura a economia. É diretor do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e ocupa cargos em diversos projetos de impacto social pelo país, como o Instituto LAR e a Tropa da Solidariedade.

Artigos Relacionados
Foto: Divulgação
Lançamentos

“Dentro da Volvo”, de DJ Calixto, vira fenômeno digital e conquista milhões de acessos

O novo single de DJ Calixto, “Dentro da Volvo”, lançado em 11...

Divulgação
Lançamentos

Israel Ribeiro abre nova fase da carreira com single “Estado” e visual futurista

O cantor e compositor cearense Israel Ribeiro, conhecido por sua trajetória à...

Foto: Divulgação
Lançamentos

Íris Menezes estreia nova fase com o projeto Amor & Poesia

Com uma voz mezzo-soprano marcante e um timbre que transita entre a...

Banda Continue - Credito Di Kenai
Lançamentos

Continue mergulha no caos e na sensibilidade com estreia arrebatadora em “Imenso Nada”

O primeiro álbum da banda Continue é daqueles que não se contentam...