Blog

“Fala, Mulher!” leva literatura, escuta e escrita de si a Itajubá e Andradas com Beatriz Aquino

Envie
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Envie

Projeto circula com roda de conversa e oficina de escrita criativa a partir do romance Fundo, incentivando mulheres a transformarem experiência em narrativa e denúncia

 

A atriz, escritora e dramaturga Beatriz Aquino apresenta o projeto “Fala, Mulher! – Itinerância sobre narrativas femininas”, com duas ações no Sul de Minas — Itajubá e Andradas. Cada encontro reúne roda de conversa (“A literatura como ferramenta de denúncia e transformação”) e oficina (“Narrativas Femininas”), estimulando mulheres cis e trans e pessoas não-binárias (16+) a escreverem suas próprias histórias, compartilharem vivências e fortalecerem redes de apoio.

A circulação tem como ponto de partida o romance Fundo (Laranja Original, 2023), obra em que a autora mergulha na memória, nos traumas e na superação, que traz um imaginário de água, fundo e superfície que se converte em linguagem de resistência. 

Além do livro, Beatriz desdobra sua pesquisa no monólogo “Recortes – A mulher e seu corpo público”, trabalho documental que debate violência de gênero e objetificação, já apresentado em Minas, São Paulo e Nordeste.

“O Fala Mulher é um espaço itinerante que acolhe e estimula a expressão de nossas dores, nossas indignações buscando transforma-las em ferramentas de sensibilização, denúncia e protagonismo de nossas falas. Quando escrevi o livro Fundo contando os abusos sofridos na infância, quando criei a peça teatral Recortes – A Mulher e seu corpo público e subi no palco de um teatro da minha cidade e contei essa história em voz alta para toda a família e para um público de mais de duzentas pessoas, eu pensei; Finalmente tenho voz. Onde minha palavra não basta, a arte e a escrita vem e resolve, alcança. Isso aqui é algo muito poderoso”, conta a escritora.

O projeto é  viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura / Sistema Nacional de Cultura / Ministério da Cultura – Governo Federal.  As atividades reforçam a democratização do acesso à literatura, a escuta ativa e a formação de repertório crítico, com conteúdos práticos de escrita (personagem, estrutura e voz). As atividades terão LIBRAS e monitoria infantil para crianças.

A equipe de realização do projeto é composta por Beatriz Aquino como artista, tem produção executiva de Dani Vilas Boas, monitoria infantil de Andressa Rodrigues, fotografia de Grazi Ferreira e assessoria de imprensa e comunicação de Jéssica Balbino.


Serviço

  • Itajubá | 17/10 às 14h
    Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa
  • Andradas | 28/11 às 14h
    Biblioteca Pública Municipal Délia Maria Risso de Souza 

Classificação: 16+ | Público-prioritário: mulheres cis/trans e pessoas não-binárias; aberto à comunidade, com monitoria infantil 

  • Acessível em LIBRAS
    Acessibilidade de conteúdo: material digital com texto alternativo e contrastes adequados


Envie
Artigos Relacionados
Foto Reprodução.
Blog

De Aprovado A Investidor: Como Lucas Neto Está Ajudando Milhares De Brasileiros A Conquistar Estabilidade E Liberdade Financeira

Lucas Neto, fundador da @triboconcursos e @triboinvest, tem se destacado nas redes sociais...

Divulgação
Blog

Beats de ancestralidade: projeto recria Palmares em realidade aumentada no Dia da Consciência Negra

São Paulo, novembro de 2025 — Transformar o celular em ferramenta de...

Marcio Filho/MTur
Blog

Estudo inédito mostra que para 83,5% dos brasileiros, atividades e bens culturais os ajudam a entender melhor as mudanças climáticas

Levantamento inédito lançado na COP 30 aponta a relação das atividades e...

Foto Reprodução
Blog

Especialista em drywall, Rafael Matos une técnica e redes sociais para revolucionar o setor da construção

Em um setor que cresce a cada ano, impulsionado pela busca por...