Fernando Grecco acaba de lançar o videoclipe de “É Preciso Despertar”, uma emocionante ode à música imortalizada por João Gilberto, “É Preciso Perdoar”, é uma celebração à rica cultura brasileira.
A sonoridade única da música, que se inicia com a delicadeza da bossa nova e se transforma através do ritmo contagiante do samba, foi cuidadosamente produzida em parceria com Alê Siqueira, inspirada no arranjo original de violão do próprio João Gilberto. A composição é enriquecida através do arranjo com sintetizadores e uma interpretação jazzística na bateria, baixo e guitarra.
Assista aqui: https://youtu.be/pZMGZfubh-Q
A letra reverencia a diversidade e a vitalidade da cultura brasileira, assim como os renomados mestres da cena nacional. Ela destaca não apenas a riqueza da música produzida em nosso país, mas também a exuberância da natureza, incluindo nossos rios e mares, nossas festas e culinária, e, sobretudo, a notável capacidade do povo brasileiro de persistir e realizar, mesmo diante de desafios.
“Esta interpretação do João Gilberto é emblemática, com sua batida de violão sintetizando o samba de uma forma única, e me inspirou a criar uma composição que tivesse como ponto de partida esse violão, mas que tomasse outros rumos. Achei que era uma boa oportunidade para fazer um tributo ao Brasil e a artistas que admiro, alguns ainda demandando, a meu ver, um reconhecimento a altura de seu tamanho, como a grande Alaíde Costa, por exemplo, e também às coisas que adoramos no Brasil. A Vanessa, o Clebão e o Chrys arrasaram no suíngue da interpretação, e o Alê Siqueira trouxe várias ideias para deixar o arranjo mais moderno, como usar sintetizadores, o vocoder, e uma bateria filtrada, que fica de fundo na mixagem. Por fim, curti descer a serra para fazer o clipe com essa vista pro mar”.
No videoclipe, Fernando Grecco conta com a parceria artística de Chrys Galante e Bola de Meia Filmes. Inspirado pela essência da bossa nova, do samba e de João Gilberto, o cenário escolhido foi o deslumbrante Morro da Asa Delta, entre Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. Além das lindas cenas externas, o audiovisual também oferece um vislumbre dos bastidores da gravação, com Cleber Almeida na bateria, Vanessa Ferreira no baixo acústico, Chrys Galante na percussão e a participação de Grecco na guitarra.