Agenda

Jazz em dose dupla: Josiel Konrad agita Caxias e Barra da Tijuca

Envie
Josiel Konrad - Crédito Marcos Morteira
Josiel Konrad - Crédito Marcos Morteira
Envie

Pioneiro na fusão do Funk Carioca com o Jazz, trombonista, cantor e compositor apresenta show do álbum “Boca no Trombone” no Teatro Firjan SESI Caxias e no New York City Center

 

O trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad desfila seu Jazz com pitada de Funk Carioca em duas apresentações imperdíveis no fim de semana. A primeira será no palco do Teatro Firjan SESI de Duque de Caxias nesta sexta-feira, dia 12 de julho, às 20h, com os músicos Natan Gomes e Flávio Júnior e as participações especiais de Carol Dall Farra e Samuca Musicman. Já no sábado, 13 de julho, às 18h, será a vez do público da Barra da Tijuca dançar sem parar no festival High Line New York, do New York City Center. Os shows marcam o lançamento de seu mais recente álbum, “Boca no Trombone”.

 

Cria da Baixada Fluminense, o artista é pioneiro na fusão do Funk Carioca com o Jazz e usa sua música como ferramenta de crítica social sobre os desafios do povo mais sofrido em meio ao descaso das autoridades. Ao mesmo tempo, exalta toda a sua potência, seus talentos e a contradição de ser a base que sustenta a sociedade como um todo, em especial a elite.

 

Resistência e “Boca no Trombone”   

 

Terceiro álbum da sua carreira, “Boca no Trombone” é 100% autoral, cantado e instrumental, e traz o encontro da realidade e linguagem periférica com o jazz, em uma abordagem musical contemporânea brasileira, resgatando o jazz em sua essência improvisada para a periferia, onde ele nasceu, e que, se observado de perto, se alinha muito à vida periférica, em que o improviso é o ponto de equivalência, onde se vive intensamente em meio às contradições da cidade grande. É nesse ambiente que o jazz encontra sua maior inspiração.

 

– O acesso ao Jazz, que nasceu na periferia, foi cada vez mais sendo apropriado pela alta classe da sociedade, se afastando de suas origens. O álbum me inspira a sonhar e a lutar por um mundo mais justo e igualitário, que aproxima as pessoas. Por isso, quero levar o Jazz de volta para a periferia – concluiu Konrad.

 

O álbum/show pauta a realidade da periferia em mais estilos musicais, evocando as emoções e as sensações da vida periférica com um universo de cores em sons e culturas, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira.

 

– O meu novo álbum é a uma das formas mais singulares que encontrei de me expressar, posicionar e exteriorizar, propondo uma nova experiência, na qual toda forma de sentimentos e ideias musicais, às vezes reprimidas em nossas mentes, passam a fazer parte de um enigma a ser explorado musicalmente, filosoficamente e fisicamente – analisa o artista.

 

Cria da Baixada Fluminense para o mundo

 

Natural de Austin, em Nova Iguaçu, Konrad iniciou sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, e o EP “Quando Menino”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.

 

Em seu primeiro trabalho de estúdio, “Timeline”, ele faz uma reflexão sobre a sua própria jornada musical e de amadurecimento. Já no segundo, “Mais Amor”, retrata sete diferentes tipos de sentimento: Eros, Mania, Philia, Ludus, Ágape, Pragma e Philautia. Esse mergulho pessoal inspirou Josiel a explorar novos caminhos sonoros e estéticos, que resultou no EP “Quando Menino”, em voz e violão com suas primeiras composições cantadas, abraçando de vez a sua brasilidade.

 

Serviço:

Duque de Caxias

Local: Teatro Firjan SESI Caxias – R. Artur Neiva, 100, Circular, Duque de Caxias – RJ

Quando: dia 12 de julho, sexta-feira, às 20h

Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Vendas e mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/95632/d/264227/s/1806284

Classificação indicativa: livre

 

Barra da Tijuca

Local: New York City Center – Barra Shopping, Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Quando: dia 13 de julho, sábado, às 18h

Entrada: gratuita

Mais informações: https://www.barrashopping.com.br/eventos/4srrd5acpt-high-line-new-york/

Classificação indicativa: livre

Produção: Dai Brasil e Alexandre Matos

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Redes sociais: @josielkonrad

 

 

 

 

 

Envie
Escrito por
Carlos Pinho -

Carlos Pinho é jornalista com mais de uma década de atuação abordando diversos temas, de cultura a economia. É diretor do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e ocupa cargos em diversos projetos de impacto social pelo país, como o Instituto LAR e a Tropa da Solidariedade.

Artigos Relacionados
Crédito: Divulgação.
Agenda

Final de semana de lazer com show infantil na agenda do RioMar Recife

A programação do final de semana no RioMar Recife traz opções de...

Kiko Zambianchi
Agenda

Business Rock recebe Kiko Zambianchi em episódio histórico e ao vivo

Um dos maiores astros do rock nacional estará presente para mais um...

Divulgação Instagram
Agenda

Show gratuito de Frank Aguiar na 1ª Virada Nordestina abrirá as comemorações dos 465 anos de São Miguel Paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura,...

Rubens Cerqueira
Agenda

George Henrique & Rodrigo regravaram hits que somam mais de 213 milhões de plays em “Uma Nova História”

Gravação histórica em Brasília marcou um novo capítulo da carreira e celebra...