Agenda Musical

Jericoacoara recebe etapa do Choro Jazz com maratona formativa e apresentações ao ar livre

Envie
Envie

Imagine a oportunidade de aprender e conviver com mestres da música do Brasil, em um cenário paradisíaco, com encontros de manhã e à tarde, durante quatro dias, em uma das mais belas praias do mundo, tendo à noite uma programação especialíssima de shows! O público do festival Choro Choro Jazz, apresentado pela Petrobras, que começa nesta terça-feira, 2/12, e segue até domingo, 7/12, em Jericoacoara, no Ceará.

O evento reúne nomes referenciais da cena brasileira, como Rosa Passos, MPB-4, Chico Pinheiro, Amaro Freitas, Salomão Soares, Swami Jr., Teco Cardoso e Bebê Kramer, Jean Garfunkel, Suraras do Tapajós, entre outras atrações, e também se destaca pelas oficinas, em uma interface de formação que é prioritária para a história do festival.

Abrindo a programação de oficinas, nesta terça-feira, 2/12, às 10h da manhã, no Polo de Convivência Deivianne Ferreira da Silva, na Rua Isabele, S/N, o consagrado instrumentista Edu Ribeiro, do Trio Corrente, faz oficina de bateria, seguindo nos dias 3/12 e 5/12, no mesmo horário e no mesmo local. Também sempre às 10h da manhã, no mesmo local, de 2 a 5/12, Samila Sereia faz oficina de dança e ritmos amazônicos. E de 3 a 5/12 Fernando Leitzke faz oficina sobre “O Piano na Música Brasileira”.

No mesmo local, sempre a partir das 14h30, acontecem as oficinas de arranjo, com Thiago Costa (dias 2, 3 e 5/12); guitarra, com Chico Pinheiro (dias 2, 3 e 5/12), e “Sopro e Improvisação”, com Caetano Brasil, nos dias (2, 4 e 5/12).
Já no Conselho Comunitário de Jeri, na Rua Principal, S/N, as oficinas começam nesta terça-feira, 2/12, às 14h30, com Paulo Garfunkel falando sobre o tema “Roteiro para ficção e documentário em histórias em quadrinhos”, enquanto Jean Garfunkel parte do tema “A razão da canção” para ministrar sua oficina. Ambas seguirão até sexta, 5/12, sempre no mesmo horário e no mesmo local.

Também no Conselho Comunitário, do dia 3 ao dia 5, sempre às 10h, acontecem as oficinas com Swami Jr, sobre “Produção musical, criação e tecnologia”, e de Luiz Barcelos e Rui Alvim, sobre choro e clarinete.

Todas as oficinas são gratuitas, mediante inscrição prévia, com link disponível na bio do Instagram do festival, @chorojazz. Uma valiosa oportunidade, que atrai ao festival muitos interessados especificamente nesses momentos de aprendizado e diálogo direto, além da programação de shows.

16o. Choro Jazz em Jeri

Depois de realizar etapas no Pará (em Soure, na Ilha do Marajó) e em Fortaleza, o grande encontro da música do Brasil volta agora sua atenção à próxima etapa, em Jericoacoara. O Festival Choro Jazz, realizado na capital cearense e na belíssima Jeri desde 2009, é um dos principais eventos do calendário musical brasileiro.

Em Jericoacoara os shows acontecem na praça principal da cidade, com livre acesso e público com o pé na areia, na antiga vila de pescadores que se tornou conhecida internacionalmente, recebendo visitantes de vários países e de diversos estados brasileiros, ao longo de todo o ano, como uma das mais belas praias. As apresentações do Choro Jazz na etapa Jeri acontecem de terça, 2/12, a domingo, 7/12, com três shows por noite, começando sempre às 20h.

O Festival Choro Jazz conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri, do Conselho Comunitário e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara; do Governo do Estado do Ceará; da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, da Prefeitura de Fortaleza; com apresentação da Petrobras, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“É um grande encontro da música do Brasil, pra chamar atenção pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara com o Festival Choro Jazz”, destaca Capucho.

Confira a programação de shows em Jeri:

Na terça-feira, 2/12, quem abre a programação, às 20h, é a Banda do Núcleo de Arte e Educação de Cultura de Jijoca de Jericoacoara – NAEC. Às 21h30 tem show do grupo Choro da Esquina (RJ). E às 23h30, do grupo formado por Swami Jr. (SP), Teco Cardoso (SP) e Bebê Kramer (RS).

Na quarta-feira, 3/12, às 20h, acontece a apresentação do grupo Tribos Jeri, seguida, às 21h30, pelo show do clarinetista Caetano Brasil (MG) e de seu grupo. E às 23h30, do Livia Mattos quarteto, destacando a acordeonista baiana que vem chamando atenção por seu trabalho de inovação e versatilidade.

Na quinta-feira, 4/12, às 20h, sobe ao palco o Luiz Otávio Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo quarteto do mestre guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, paulista radicado em Nova York. Às 23h30 o clássico grupo vocal MPB-4, do Rio de Janeiro, encerra a noite com muita história e emoção.

A sexta-feira, 5/12, tem às 20h o show do Tunico Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo trio do pianista, compositor e arranjador pernambucano Amaro Freitas e pelo quinteto do pianista, compositor e arranjador paraibano Salomão Soares.

No sábado, 6/12, a partir de 20h acontece o show do hit-maker Jean Garfunkel (SP), “Terra que te quero verde”. Às 22h a grande compositora, cantora, violonista baiana Rosa Passos ganha o palco, com o grupo feminino Tocaia (RJ) encerrando a noite com muito forró, a partir das 23h30.

No domingo, 7/12, às 20h acontece o show do Instrumental Picumã, do Rio Grande do Sul, somando a música regional ao choro e à nossa. Às 21h30, hora e vez de Luizinho Calixto, paraibano radicado em Fortaleza, subir ao palco com sua sanfona de oito baixos. Logo depois, o grupo Suraras do Tapajós, formado por mulheres indígenas e criado em 2018 em Alter do Chão, distrito de Santarém-PA, encerra o festival.

Serviço:
Festival Choro Jazz 2025. Etapa Jericoacoara. Shows de 2/12 a 7/12, na praça principal de Jeri. Oficinas de 2/12 a 5/12.
Entrada franca em todas as atividades. Inscrições prévias para as oficinas, com link disponível no Instagram @chorojazz. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta na etapa Fortaleza com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.

Envie
Escrito por
Felipe Muniz Palhano -

Felipe Muniz Palhano é sócio do Jornal O ESTADO do Ceará, faz o blog DIVIRTA-CE há 17 anos e também atende clientes de assessoria de imprensa, marketing e produção de eventos pela UPGRADE COMUNICAÇÃO

Artigos Relacionados
Crédito fotográfico: Michael Roland
Agenda Musical

Aclamado pianista Marvio Ciribelli faz shows no Rio de Janeiro e na Região Serrana

O icônico Beco das Garrafas, na capital, e o prestigiado Soberano Jazz...

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife
Agenda Musical

Final de semana com música e a magia natalina no RioMar Recife

O RioMar Recife está com uma programação para o fim de semana...

Mel Brito
Agenda Musical

Louvorzão 93 confirma sucesso da edição com mais de dez horas de show

Uma multidão lotou um dos maiores parques urbanos da Zona Norte do...

Divulgação
Agenda Musical

Mari Fernandez agita megashow de aniversário da Nativa FM neste domingo (30)

Além da cantora, evento recebe também a dupla Diego & Victor Hugo...