Agenda

Rock in Rio e Libertadores impulsionam o turismo e a economia no Rio de Janeiro em setembro

Envie
Rock in Rio e Libertadores impulsionam o turismo e a economia no Rio de Janeiro em setembro
Divulgação/Maxmilhas
Envie

Grandes shows e eventos esportivos geram maior procura por reservas na cidade fluminense

O hábito de viajar para assistir a shows tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros, impulsionando significativamente o setor de turismo, especialmente a hotelaria. Além disso, grandes eventos esportivos, como jogos decisivos e finais de campeonato, também desempenham um papel crucial no aumento da demanda e impacto econômico nas cidades que os recebem.

O Rock in Rio, que retorna à Cidade do Rock após dois anos, já tem ingressos praticamente esgotados e atrai fãs de todo o Brasil e do mundo. Para esta edição, é esperado um público de cerca de 760 mil pessoas. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento deverá gerar um impacto econômico recorde de R$ 2,9 bilhões para a cidade, o maior desde que as pesquisas começaram, em 2017.

Dados da Maxmilhas — travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, hotéis e pacotes de viagem —, mostram que a procura por passagens e estadias na cidade manteve-se estável em relação à última edição, em 2022, representando em torno de 18% dos passageiros nesse período. No entanto, a média de permanência dos visitantes aumentou de 2 para 3 diárias em hotéis, indicando um maior aproveitamento das atrações locais.

O perfil dos viajantes também se manteve próximo ao de 2022, com pouca variação: 47% dos turistas são viajantes solo, 36% viajam em casal, 13% em grupos de mais de 3 pessoas e 3% com crianças. Copacabana, Centro e Barra da Tijuca continuam sendo os bairros mais procurados para hospedagem, com 42%, 26% e 13% das reservas, respectivamente.

Além do festival de música, o Rio de Janeiro será palco das quartas de final da Copa Libertadores 2024, com jogos marcados para os dias 18 e 19 de setembro, no Estádio Nilton Santos e no Estádio do Maracanã. Estes estádios, icônicos no cenário do futebol sul-americano, devem atrair um grande número de torcedores, intensificando ainda mais a demanda por serviços de turismo e hospedagem.

“Esses eventos são oportunidades valiosas para o setor hoteleiro e turístico maximizar seus serviços e faturamento. Na Maxmilhas, temos observado um aumento significativo na procura por hospedagem durante eventos de grande destaque, e a tendência é que esse impacto positivo se reflita ainda mais nos índices anuais” afirma Sabrina Lorente, Head de Marketing da Maxmilhas.

Envie
Escrito por
Luana Lima -

Jornalista e assessora de imprensa

Artigos Relacionados
Divulgação
Agenda

Festival Anama Sapopemba celebra ancestralidade indígena e propõe “aldear as periferias” na Zona Oeste do Rio

O Festival Anama Sapopemba chega à sua terceira edição no dia 12...

Foto divulgação
Agenda

Nova Bahia anuncia estreia com festival que celebra a diversidade da cena musical do estado

_Produtora estreia com foco na música criativa e nas novas sonoridades, celebrando...

Crédito: Divulgação.
Agenda

Show infantil “Brincando com Bento e Totó” chega ao Recife pela primeira vez no Teatro RioMar

A criançada deve se preparar para uma experiência mágica e repleta de...

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
Agenda

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Com seu sexteto, instrumentista, gaitista e compositor de 93 anos se apresenta...