Acontece uma alquimia rara quando a química pessoal entre artistas se transforma em potência criativa. Foi o que aconteceu com Lori e Zyllus, que, após se conectarem no reality show Terceira Metade, da Globoplay, decidiram levar essa sintonia para o estúdio. O resultado é “Piranha Apaixonada”, um single que é muito mais do que uma faixa de circunstância; é um declarado e bem-humorado hino brega-funk que acerta em cheio ao celebrar a complexidade do desejo feminino sem romantismos baratos ou moralismos.
Produzida por Lukita DJ, a música é um encontro de mundos sonoros que faz todo sentido no mapa pop nacional atual. A batida pulsante e o baixo elétrico característicos do brega funk da cena do Rio—território de Zyllus—encontram a melodia pop e a entrega vocal mais suave, porém não menos sagaz, de Lori, de São Paulo. A produção é eficiente e moderna, criando um ambiente sonoro que é ao mesmo time propício para o pico de uma festa e íntimo o suficiente para uma conversa de confessar amores e desejos.
A genialidade de “Piranha Apaixonada”, porém, mora na letra. Ela não glamouriza a libertinagem nem se apoia em clichês fáceis. Em vez disso, opera numa zona cinzenta muito mais real e interessante: a da mulher que assume seu apetite sexual (“Piranha apaixonada, safada que ama demais”) mas que, no final das contas, se guia pela vulnerabilidade e pela entrega emocional (“Mas é o coração que manda em tudo”). É um sutil e importante manifesto não-mono que normaliza a coexistência do tesão e do sentimento, uma discussão que reverbera fortemente numa geração que está redefinindo os parâmetros do amor.
Lançado estrategicamente durante o mês da visibilidade bissexual, o single ganha ainda mais camadas de significado. “Piranha Apaixonada” funciona como um cartão de visitas audacioso para o que vem por aí. Para Lori, que promete mergulhar ainda mais na eletrônica evocativa, e para Zyllus, em preparação para seu disco de estreia, a música prova que ambas saíram do reality não como participantes, mas como artistas com algo relevante a dizer.
A faixa solidifica uma tendência crescente na música brasileira: a do pop que bebe nas fonte do funk e do brega para falar de autenticidade, sexualidade e afeto com uma linguagem própria e sem mediações. Lori e Zyllus não estão apenas lançando uma música; estão firmando uma bandeira. E, pelo som que se ouve, elas vieram para ficar.
“Piranha Apaixonada” está disponível em todas as plataformas de streaming.